O verão está chegando e é preciso atenção redobrada com a pele e o cabelo. Por causa do sol, do cloro, da areia e do mar os cabelos e a pele ficam mais ressecados e pedem cuidados especiais.
É possível aproveitar todos os benefícios do sol sem culpa, porém é preciso tomar cuidado principalmente com o horário de exposição ao sol, para evitar o envelhecimento e, além de causar rugas e manchas na pele, pode levar ao câncer de pele. As recomendações básicas são: evitar exposições prolongadas, especialmente das 10h às 15h, e não se esquecer do uso diário do filtro solar.
“Todos devem usar um filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 15. O aumento do FPS aumenta o bloqueio dos raios UV, mas o que realmente importa é o número de vezes que o filtro é reaplicado”, afirma a Dra Daniela Landim, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Laser.
Já para manter a saúde dos cabelos, é preciso saber quais os danos que o verão representa: “Durante esta estação é importante trocar os produtos de cabelo para aqueles que têm proteção UVA/UVB. Cremes com filtro solar e bonés são excelentes alternativas para evitar danos”, afirma a dermatologista Dra Daniela Landim.
A água salgada do mar é o que mais prejudica o cabelo, principalmente os que receberam alguma química, como tintura ou alisamento. A salinidade da água do mar faz com que os fios dos cabelos fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. O mesmo acontece com o cloro da piscina.
“A solução é sempre que der, dar uma ducha nos cabelos e passar um condicionador leave-in”, recomenda Dra Daniela Landim.
Nada melhorque aproveitar o verão e seguir pequenos cuidados, fáceis de seguir e que vão garantir pele, unha e cabelos saudáveis.
Fonte – Dra Daniela Landim – dermatologista Telefones: (11) 3571-7912 e (13) 3221-3681
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel (11) 3253-0586
Comments