Iniciativa tem o objetivo de levar atitudes mais transparentes e sustentáveis para o setor da mineração
Ajudar a orientar o planejamento industrial e as políticas públicas de Minas Gerais através das agendas do desenvolvimento sustentável será um dos objetivos das discussões do Conexões Ethos Belo Horizonte, que acontece no dia 30 de julho.
A importância econômica da região, com a participação do agronegócio e da mineração, justifica a relevância do aprofundamento em transparência e integridade da segurança ambiental.
Nesse sentido, o evento contará com um painel dedicado ao setor de mineração para discutir “as estratégias corporativas de reestruturação, as estratégias do governo e a segurança socioambiental”. Assunto que também é a principal pauta de um novo acordo setorial que o Instituto Ethos começou a articular.
Com o objetivo de melhorar e garantir a segurança das operações de mineração para gerar confiança entre as empresas do setor; fomentar condições mais transparentes e éticas nas atividades de mineração; criar instâncias adicionais às legais para prevenir e impedir desastres socioambientais no setor; contribuir para a sustentabilidade do negócio e recuperar a rentabilidade; entre outras questões, a iniciativa irá definir o grupo de empresas que participará do processo e elaborar um termo para o acordo setorial.
A iniciativa buscar criar uma proposta para engajar o setor de mineração em práticas socioambientais mais éticas, transparentes e sustentáveis diante das tragédias que aconteceram em Brumadinho e em Mariana, além dos diversos outros registros de acidentes, que são frequentes nesse tipo de atividade.
Os danos causados ao meio ambiente e às populações locais reforçam, cada vez mais, a urgente necessidade de fiscalizar as atividades de mineração no Brasil para evitar que esse tipo de rompimento aconteça novamente, incorporando o tratamento adequado nas atividades e realizando o monitoramento frequente.
“Como a situação não é pontual e diferentes empresas estão operando em situações de risco, o diálogo sobre as taxas e ritmos de extração e redução de riscos presentes e futuros, associados à intensificação das operações, é muito importante. Da mesma maneira, é imprescindível a formulação de políticas públicas mais transparentes, democráticas e participativas para o setor, bem como incorporar mais transparência em suas operações”, acredita o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, que conclui: “Cabe às empresas do setor se prepararem para situações de risco e agirem rapidamente, de forma a recuperar a credibilidade. Essa proposta de engajamento pode apresentar às empresas a oportunidade de melhorar suas ações e evitar que tragédias ocorram no futuro”.
Dessa forma, o Conexões Ethos Belo Horizonte será oportuno para levantar essas discussões e articular o movimento do setor de mineração para o desenvolvimento do acordo, incluindo as pautas que envolvem políticas públicas.
Patrocinado por Anglo American, Companhia Industrial Cataguases, Energisa, Fadepe e Unimed Belo Horizonte e contando com o apoio do Sistema FIEMG, o evento é gratuito e ainda é possível inscrever-se.
Sobre o Conexões Ethos
Diálogos e reflexões sobre a agenda socioambiental ganham novos palcos em 2019. A essência das Conferências Ethos ganha novo formato e chega, inicialmente, a duas novas capitais sob o título de Conexões Ethos. Uma iniciativa que expande as discussões acerca da responsabilidade social empresarial, direitos humanos, meio ambiente, gestão socialmente responsável e integridade nas cidades de Curitiba e Belo Horizonte. O objetivo do evento é engrossar o caldo da discussão da realidade da sustentabilidade nas diferentes regiões do país com suas capacidades e características produtivas.
O Conexões Ethos integra: entrevista, apresentação de casos e, ao final, exposição de oportunidades. Curitiba foi a primeira capital a receber o evento que agora chega a capital mineira com pautas que pretendem estimular o enfrentamento as desigualdades nos variados âmbitos da economia e das políticas públicas, além de ampliar o diálogo sobre as perspectivas que a sustentabilidade implica para o aumento da competitividade, geração de emprego, democracia e renda para a população.
Sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completou 20 anos em 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Inclusive através de ferramentas de gestão como os Indicadores Ethos, que possuem recortes específicos para diferentes áreas, os chamados Guias Temáticos.
A organização trabalha com questões relacionadas à ética e Integridade desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio.
A temática dos Direitos Humanos, da igualdade e inclusão também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, na agenda de Meio Ambiente, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções frente a mudança do clima. Para saber mais: www.ethos.org.br/
Serviço
Conexões Ethos – Edição Belo Horizonte
Data: 30/07/2019
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Avenida do Contorno, 4.456 – 4º andar | Funcionários – Belo Horizonte, MG
Inscrições gratuitas em: https://www.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento/?id=849#.XRZ2AHdFw2w
Comments